Perfil empreendedor, como esses profissionais podem ajudar a sua empresa a crescer

Reading time: 4 minutes

Contar com alguém de perfil empreendedor em uma empresa se tornou algo muito mais comum do que se imagina, principalmente se considerarmos o número crescente de empreendedores que surgem a cada dia.

Entretanto a grande questão aqui não gira em torno da quantidade de profissionais deste perfil e sim de como eles podem, de fato, ajudar no crescimento de uma empresa que não necessariamente seja deles.

Seguindo a linha de raciocínio que é tida como regra quando falamos em empreendedores, abordaremos um pouco sobre um dos maiores medos dos gestores e líderes de empresas em geral: e se este profissional com perfil empreendedor optar por sair da empresa para cuidar do seu próprio negócio?

Além disso, nesse artigo falaremos sobre o perfil empreendedor em si, ou seja, suas características, os benefícios desse tipo de mindset e como as empresas podem usar as aptidões de pessoas deste perfil para o crescimento do seu negócio. Veja:

Sobre os empreendedores

Antes de falarmos sobre como uma pessoa com perfil empreendedor pode ajudar no crescimento de uma empresa em si, precisamos explicar um pouco mais sobre as características dos empreendedores e até dos intraempreendedores.

Para começar, precisamos frisar que os empreendedores se destacam por uma motivação e persistência acima da média. E parte dessas características iniciais estão totalmente atreladas ao fato de serem pessoas que não tem medo de colocar a mão na massa e estão sempre focadas em resolver as questões que surgem a todo momento e que estejam ligadas na empresa da forma mais rápida e eficiente o quanto for possível .

Além disso, em geral, estamos falando de pessoas extremamente independentes e responsáveis. Em outras palavras, são pessoas autogerenciáveis que não precisam de um líder em seus pés cobrando realizações e tarefas do dia a dia.

Por fim, outra característica marcante de pessoas com perfil empreendedor, como o próprio nome sugere, está na vontade e na capacidade de empreender e focar em suas próprias ideias e realizações e é exatamente esse o ponto que assusta os empresários na contratação de pessoas com vertentes empreendedoras. E para que possamos entender como esses profissionais podem ajudar, e não atrapalhar, é que vamos falar um pouco sobre os prós e contras desse tipo de contratação sob a ótica da empresa no próximo tópico.

Antes, porém, vamos falar sobre os intraempreendedores.

Em geral, as características de um intraempreendedor são as mesmas do empreendedor, tendo como único diferencial o fato de que ele não tem qualquer interesse em empreender por si só. Seu foco está sempre em aplicar suas habilidades em prol de uma empresa no qual seja um colaborador.

Profissional com perfil empreendedor, prós e contras para a empresa

É claro que um dos maiores contras da contratação de um profissional com perfil empreendedor, se não o único, está no receio dele optar por ” abandonar o barco”.

Mas, mesmo que este possa ser um problema considerável, o número de prós é muito maior que os de contras dentro de uma parceria deste tipo.

Veja, exatamente por estarmos falando de um profissional auto gerenciável, responsável, motivado e persistente é que devemos dar uma chance para os profissionais deste perfil como colaboradores dentro do mundo corporativo, principalmente se considerarmos que além das características acima, um empreendedor ainda é um cara não espera que as oportunidades apareçam, ele as faz, sendo assim, se torna um verdadeiro facilitador dentro da empresa.

Mas se engana quem acha que o empreendedor sai tomando decisões ao léu, que são pessoas impulsivas pelo fato de serem ágeis. É parte da sua personalidade e de suas competências a habilidade de calcular os riscos de suas decisões e ações antes mesmo de colocá-las em prática, evitando que problemas futuros apareçam na busca das melhores saídas.

Por fim, devemos ressaltar que empreendedores, por natureza, são pessoas com alta capacidade de planejamento e monitoramento, o que faz com que a empresa que conte com a sua ajuda possa crescer de forma ordenada e escalável.

Conclusão

Como foi possível perceber, a contratação de um colaborador com perfil empreendedor oferece inúmeros benefícios à empresa, entretanto, para concluir esse artigo devemos lembrar que a grande sacada para contar com uma pessoa deste perfil dentro da sua empresa e não correr o risco dele abandonar o barco e empreender sozinho é oferecer a ele as ferramentas ideais para o seu crescimento. É dar a ele liberdade e autonomia para que possa ser criativo e, assim, chegar a novos patamares, que por sinal, normalmente, são desenhados por eles mesmos.

Bom…deixamos uma das maiores características de um profissional empreendedor para o final propositalmente para que fique a reflexão.

Ter uma pessoa com perfil empreendedor no seu quadro de funcionários é um sinônimo de inspiração. Empreendedores são apaixonados e inspirados, características fundamentais para o crescimento de uma empresa e para manutenção de um ambiente favorável ao trabalho, cooperação e, por consequência, a realização.

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy