Performance e Feedback

Diante tantas definições de performance a que eu mais gosto é a que diz, “performance é a ferramenta que liga as ações aos resultados”, pois a performance é diretamente ligada a entregas, mas também, ao esforço, e quando estamos falando de performance temos consequentemente o feedback, independente se a performance foi boa ou ruim, após ela sempre teremos o feedback.

Após uma boa performance pode vir uma promoção ou premiação, enquanto uma performance ruim, um feedback, no entanto, misturar avaliação de performance, premiação e feedback é um grande erro e vou te contar o porque.

Quando o assunto é dinheiro e promoções os ouvidos dos funcionários se fecham para o feedback de desenvolvimento. Ou seja, se você der seu feedback antes de comunicar o bônus, tudo o que seu funcionário vai ouvir é “bla bla bla bla e agora vamos falar de bônus”.

Por outro lado, se você der seu feedback depois do bônus/promoção, sua colaboradora já vai estar eufórica ou irritada demais para ouvir seu feedback, louca para ligar para comemorar ou chutar a lixeira e desligar o computador.

É interessante que você entenda exatamente qual é o propósito, se é a tomada de decisão, ou crescimento e desenvolvimento, e você deverá tomar alguns cuidados para garantir que os objetivos sejam atendidos e que um assunto não contamine ao outro.

Enfim, vamos as dicas, segue abaixo artigos super interessantes que falam sobre performance e feedback: