Os 10 principais benefícios de contratar jovens para sua startup

Reading time: 5 minutes

Até pouco tempo, para o jovem na faculdade ou para o recém-formado, o objetivo de carreira era bem claro: trabalhar em multinacionais, absorver o conhecimento que as grandes corporações oferecem, buscar a possibilidade de viajar para os países em elas têm sede, entre outros benefícios.

No entanto, com o passar dos anos, surgiram as startups, criando oportunidades e mudando a dinâmica de mercado. As startups possuem peculiaridades e benefícios diferentes dos de outros modelos de negócio, o que torna o emprego muito mais atrativo. Mas quais as vantagens de contratar pessoas jovens para sua startup? Veja, a seguir alguns dos principais benefícios!

#1 Não existe rotina

Trabalhar em uma startup exige agilidade e abertura para tomar novos rumos constantemente, cada dia surge com uma (ou mais) surpresas diferentes. É preciso provar, errar, melhorar. para acompanhar o cenário de mudanças desse modelo de negócio tão dinâmico. Sabe aqueles dias sempre iguais, com tarefas realizadas de modo mecânico, sem desafios ou novidades? Isso não existe em uma startup! Então é importante contratar pessoas que tenham flexibilidade e disposição para aceitar essas mudanças e nada melhor do que pessoas jovens que já estão habituadas a essas transformações.

#2 Crescimento profissional

Um levantamento da Associação Brasileira de Startups (AB Startups) aponta que 55% de jovens entre 20 e 23 anos comandam os empreendimentos.

O aprendizado nesse tipo de negócio é contínuo, o crescimento e a evolução pessoal ocorrem juntamente com os da empresa. Essa imersão na organização faz com que os desafios renovem-se constantemente, não sendo possível estabelecer um limite em relação ao plano de carreira. Nas startups, os planos de carreira e o crescimento profissional não são apenas metas no papel, mas uma realidade!  Mas isso depende da força de vontade e capacidade de resolução de problemas. Pessoas mais jovens tendem a ter esse perfil, principalmente por buscarem seu crescimento profissional o quanto antes.

#3 Horário flexível

Na startup a expressão “cumprir horário” cede espaço a expressões como cumprimento de metas, prazos e tarefas. Frequentemente, é possível atuar em horário flexível ou mesmo home office, desde que o colaborador esteja engajado e comprometido com a realização do que foi acordado. Na startup não é o relógio ponto que controlará o horário, o próprio colaborador que gerencia seu tempo para o cumprimento de suas metas laborais! Isso pode ser um pouco complexo para o profissional que vêm de uma empresa tradicional e já está no mercado há mais tempo, em contrapartida, pessoas que estão no ínicio de carreira, sonham com um trabalho onde possam conciliar suas tarefas pessoais com o trabalho.

#4 Benefícios

Em empresas tradicionais, é comum que o salário seja o principal atrativo para captar novos talentos. Nas startups, entretanto, por se tratar de um modelo de negócio diferenciado, inovador e dinâmico, algumas vantagens diferentes e muito valorizadas pelo jovem podem ser oferecidas para quem trabalhar nesse segmento, como espaço pet friendly, ambientes de lazer coletivo, espaços gourmet, entre outros que dificilmente organizações mais tradicionais oferecerão.

#5 Fazer a diferença

O jovem é movido por desafios e, se considerarmos que uma startup de hoje pode tornar-se uma empresa global amanhã, essa poderá ser uma grande motivação para que ele se insira nesse ambiente. Quem não ficaria orgulhoso de fazer parte de algo que pode revolucionar e mudar vidas?

#6 Ambiente de trabalho

O clima neste tipo de negócio costuma ser leve e descontraído, logo, o trabalho é mais prazeroso, o que atrai o jovem que está em busca de um ambiente que o ajude a catalizar as suas potencialidades. Happy Hour depois do expediente, vestuário leve (no dress code) contribuem para que todos fiquem mais à vontade para desempenharem suas tarefas.

#7 Empreender

Muitos dos que buscam uma startup fazem isso porque gostariam de empreender ou já fizeram isso algum dia. Trabalhar em uma startup é empreender, pois é necessário buscar, constantemente, ideias inovadoras e diferentes para driblar as limitações e alcançar seus objetivos.

Nesse tipo de empresa, o jovem conseguirá desenvolver suas habilidades também de intraempreendedorismo, reconhecendo oportunidades, gerando inovação, fazendo a gestão de riscos e gerando valor internamente na startup.

#8 Criatividade liberada

As startups são empresas em formação e ideias são bem-vindas para ajudar neste processo. Os desafios são diários e o jovem é estimulado a colocar toda sua capacidade em teste, buscando soluções dinâmicas, inovadoras e criativas.

#9 Proximidade com os colegas

Como as equipes costumam ser reduzidas e otimizadas, todos se ajudam e executam suas tarefas em sintonia. A união e coesão ocorrem naturalmente. Por meio desta dinâmica, todos ensinam e aprendem com todos.

Entre os benefícios de trabalhar em uma startup está esse desenvolvimento comportamental, gerado a partir de interações tão ricas, e o crescimento profissional, potencializado a partir dessas trocas e cocriações de conhecimento.

#10 Desenvolvimento de múltiplas habilidades

As startups iniciam com número reduzido de funcionários, logo os profissionais precisam atuar em diversas áreas. É necessário aprender diferentes tarefas e ser flexível para tomar decisões em processos dinâmicos e desafiadores. A startup é uma propulsora de talentos, oferecendo ambiente, recursos e estímulo para o desenvolvimento de múltiplas habilidades!

As startups têm muito potencial de crescimento aliadas a um ritmo acelerado e à missão ambiciosa de inovar na solução de problemas. Este tipo de negócio atrai o jovem, pois ele busca hoje oportunidades que ofereçam possibilidades reais de aprendizado e desenvolvimento de carreira, empresas que ofereçam a possibilidade de ele ter autonomia para tomada de decisão, além de um ambiente descontraído e inovador.

Você conhece outros benefícios de contratar jovens para trabalhar em uma startup? Quais são os benefícios que mais atraem o jovem para esse ambiente de negócios? Compartilhe sua experiência nos comentários!

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy