Como ser estratégico e gerar valor para a empresa através de pessoas?

Reading time: 1 minute

 

Um dos assuntos mais comentados entre os profissionais de RH é: como ser estratégico e gerar valor para a empresa?

É comum percebermos o desejo da área de sentar-se ao lado dos CEOS sendo envolvidos e considerados quando o assunto é a tomada de decisão. Mas será que estamos discutindo certo o que é ser um RH estratégico?

Nossa experiência reforça que, muitas vezes não. Entendemos que esta relação de confiança e compreensão da importância da participação do RH nas decisões estratégicas é uma construção de longo prazo, mas validamos ainda que vai muito além disso. Devemos pensar em ser estratégicos através das pessoas, e não apenas participando de reuniões com executivos. É claro que para tomar as melhores decisões no RH é preciso ter conhecimento de qual o direcionamento da organização, mas não necessariamente participar diretamente das escolhas.

Desta forma, a pergunta mais importante é? Será que estamos traçando metas, mobilizando pessoas, medindo resultados, avaliando performance, gerindo clima, desenvolvendo líderes, trabalhando em programas de retenção de modo que o resultado de cada ação está aproximando a sua empresa de onde ela quer chegar?

Percebemos que muitas áreas de RH tem vários processos parcialmente implantados e poucos rodando de verdade e gerando valor para o negócio. Então porque não aproveitarmos este questionamento para repensar sobre as atuais práticas que fazemos gestão e tentar rodar o mínimo? Talvez o desenvolvimento deste mindset gere mais valor a curto prazo e dê subsídios para fortalecer a área fazendo-a avançar rumo a participação estratégica

About Jessica Martins

Jessica Martins é Psicóloga, possui background de 10 anos em RH e atualmente é responsável pela Unidade de Negócios de Gama Academy em Belo Horizonte.