Employer Branding: o que é e como ele pode ajudar a atrair e reter talentos?

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As organizações já perceberam que o capital humano é fundamental para potencializar sua competitividade e garantir sua sobrevivência. Por isso se fala tanto em Employer Branding.

O Employer Branding é o conjunto de estratégias adotadas por uma empresa para adquirir uma boa reputação como empregadora, de forma que as pessoas desejem trabalhar nela.

No post de hoje, falaremos sobre o que é Employer Branding e porque você deve adotar essa prática já! Vamos lá?

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O que é Employer Branding

Você sabe como a sua empresa é conhecida? Reflita por um minuto: qual é o seu atrativo? Boa remuneração? Ou será o excelente ambiente de trabalho? Ou, ainda, o pacote de benefícios oferecidos?

A reputação pesa consideravelmente na hora de atrair e reter talentos para sua startup. O Employer Branding é o conjunto de técnicas utilizadas para reforçar a imagem da empresa e torná-la atrativa para novos candidatos.

O ambiente de trabalho, os benefícios, os treinamentos oferecidos, o plano de carreira são fatores que influenciam no posicionamento da sua empresa no mercado e que impactam também no momento de atrair de reter talentos.

Como o Employer Branding pode ajudar a sua startup a atrair e reter talentos

A reputação das empresas é um dos critérios utilizados pelas pessoas para definirem se devem se candidatar aos processos seletivos de tal organização. Elas pesquisam a respeito e buscam se informar se a empresa possui um bom plano de carreira, incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional, como é o ambiente de trabalho oferecido, entre outros.

É importante lembrar de que a experiência dos colaboradores gera valor para a empresa, ou seja, a maneira como o seu negócio interage e está integrado com os funcionários reflete em sua capacidade de reter talentos e diminuir os índices de turnover, aumentando o nível de confiança e se tornando um local mais atrativo e estimulante para os colaboradores.

Funcionários satisfeitos são promotores da marca. Poder contar com um quadro de colaboradores talentosos, produtivos e engajados é fundamental para se manter competitivo e alcançar os melhores resultados.

O Employer Branding fortalece a identidade da sua marca, fazendo com que seus colaboradores sejam porta-vozes dela – quando estão engajados, eles mesmos passam a divulgar espontaneamente as vantagens de trabalhar na sua empresa.

A seguir, elencamos as melhores práticas de Employer Branding para você implementar na sua startup, acompanhe!

Melhores práticas de Employer Branding

Definição de objetivos e de estratégias

Antes de sair revolucionando todos os processos, é importante refletir e decidir se esse será um projeto para resolver um problema pontual em relação às contratações e à retenção de talentos ou se se será uma mudança cultural.

Para que o Employer Branding alcance os melhores resultados, é fundamental planejar e engajar todos os setores. Após disseminar a importância dessa prática, defina os objetivos, trace as estratégias e desenvolva cronogramas e pessoas responsáveis por cada uma das etapas.

Engajamento

O engajamento de todos é fundamental para o sucesso do Employer Branding. Em relação aos líderes de equipes, deixe claro a importância do seu envolvimento no processo como um todo. Para mantê-los interessados e dispostos, apresente os resultados conforme eles forem sendo alcançados, pois é somente através do comprometimento, que o projeto permanecerá vivo e funcional.

Uso de tecnologia

Faça uso da tecnologia para impulsionar o Employer Branding. Forneça canais que possibilitem a integração e comunicação entre candidatos, colaboradores e líderes para que todos se sintam envolvidos e como parte ativa da sua empresa.

O Employer Branding é um processo que exige alto nível de engajamento e uma mudança de cultura. Os resultados são positivos e ajudarão o seu negócio a atrair e reter os melhores talentos, alcançando excelentes resultados. Você está preparado para mudar?

Qual é o diferencial da sua startup para atrair e reter talentos? Você já aplica alguma das dicas que apresentamos ou tem outra adicional para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários! 

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy