Como fazer um bom Job Description

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O Job Description é muito mais do que o anúncio de uma vaga de emprego em aberto, este tipo de publicação comunica muito a respeito de sua empresa, carrega os valores, a visão e a identidade do seu negócio.

Nesse contexto, os candidatos são o público-alvo que deve ser atraído e convencido a participar de seu processo de talent acquisition. Desta forma, é preciso criar Jobs Descriptions atrativos, claros e transparentes, contendo informações relevantes a respeito da organização e da vaga de emprego anunciada.

Você tem dúvidas sobre como criar uma boa descrição de vaga de emprego? Então veja, a seguir, dicas do que fazer e do que evitar na hora de elaborar um Job Description. Confira!

Criando um Job Description eficiente para talent acquisition

Para divulgar uma vaga de emprego é importante pensar utilizando o ponto de vista dos candidatos, visando a atrair as pessoas certas e motivá-las para participarem de seu processo de recrutamento. Para isso, alguns passos são recomendados:

1. Defina os objetivos e as responsabilidades do cargo

Os propósitos do trabalho devem ser bem claros, assim como as responsabilidades e tarefas principais que serão exercidas. No job description, utilize termos que sejam familiares aos candidatos para aproximar o diálogo, peça ajuda ao gestor da área em que o selecionado irá atuar.

2. Descreva atrativamente a empresa

Esta é a oportunidade de informar ao candidato o que torna o seu negócio único, conte a respeito de sua empresa – quando foi criada, produtos, principais clientes, valores, crenças. Essas informações ajudarão o candidato a se identificar com sua organização e poderão incentivá-lo a participar de seu processo de talent acquisition.

3. Informe as qualificações necessárias

Para atrair os candidatos certos, é necessário listar os pré-requisitos da vaga de emprego, incluindo especificações de graduação, experiência, habilidades e competências comportamentais. Sem essas informações, você até poderá atrair grandes talentos, mas que não se encaixarão nas necessidades de seu negócio.

4. Inclua os benefícios

Esta é uma boa oportunidade de destacar sua empresa das demais que estão buscando atrair o mesmo candidato. Por isso, descreva todos os benefícios oferecidos: se o candidato estiver em dúvida entre duas oportunidades, ele escolherá a que oferece os melhores.

5. Inclua informações adicionais

Dados como a localização da empresa, os sistemas específicos utilizados e a faixa salarial podem ser decisivos para atrair candidatos para o seu recrutamento. Ao saber que a empresa fica próxima de sua residência ou que utiliza um sistema que ele domina e gosta de utilizar, o candidato pode optar por sua empresa e não por outra vaga de emprego. Importante também sempre incluir como as pessoas devem se candidatar à sua oportunidade.

Dicas do que evitar em uma descrição de vaga de emprego

Escrever um Job Description exige entendimento das responsabilidades e funções do cargo. Se for mal redigido, ele poderá trabalhar contra seu processo de talent acquisition. Confira alguns dos erros mais comuns e saiba como evitá-los:

Erro #1 Generalização

As descrições têm de apresentar informações específicas sobre a vaga de emprego. Por falta de informação, ou até mesmo de conhecimento da área, alguns profissionais redigem estes documentos sem conhecerem as reais atribuições da vaga e cometem equívocos como exigir experiência em uma ferramenta que não está relacionada à função ou não consideram habilidades fundamentais ao desempenho do cargo.

Erro #2 Simplificação ou exagero

Algumas descrições apresentam uma lista de atividades que não são compatíveis com nenhuma jornada de trabalho, ou omitem tarefas para não assustar os candidatos. Seja claro e realista a fim de atrair candidatos que realmente estejam motivados para a vaga de emprego e que não abandonarão seu posto em função de encontrarem uma realidade diferente na descrita no Job Description.

Erro #3 Adjetivos e expressões vagas

Expressões como “muita experiência” e “gerenciar grandes equipes”, devem ser evitadas, sendo substituídas por frases que incluam números específicos e que não deixem margem para interpretações equivocadas.

Erro #4 Descrever um “super candidato”

Buscar uma pessoa que é publicitária, mas também seja boa em engenharia, conheça finanças, faça trabalho voluntário, toque piano, fale sete idiomas e tenha cinco anos de experiência com Tecnologia da Informação.

É natural se empolgar em um Job Description e acabar buscando por uma pessoa que tenha uma mistura completa de habilidades, mas é preciso ser realista e não criar um Frankestein dos requisitos! Seja realista e considere o que é essencial e o que é desejável para a vaga e escreva uma descrição que faça sentido.

O Job Description de uma vaga de emprego é fundamental para atrair os melhores candidatos. Para que isso ocorra é preciso ser claro e transparente, ter uma posição que seja compatível com as habilidades necessárias e fazer uma boa apresentação da empresa, sem eufemismos.

As dicas que compartilhamos foram úteis para fazer um bom Job Description em sua empresa? Você tem alguma dica adicional para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy