Como atrair e reter talentos para sua startup

Reading time: 5 minutes

A atual competitividade do ambiente de negócios exige que as empresas sejam capazes de contratar e, principalmente, reter pessoas que abracem e se engajem com os propósitos e as metas das organizações.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, os funcionários buscam realização pessoal e profissional conjuntamente, valorizando oportunidades que ofereçam maior autonomia para tomada de decisões, flexibilidade de horário e visão do futuro. O desafio das startups é responder à seguinte questão: de que forma convencer alguém a trabalhar em uma empresa de menor porte, que (ainda) não é famosa e nem pode oferecer as mesmas condições financeiras das grandes concorrentes no mercado?

Pensando nisso, desenvolvemos 5 dicas para ajudar sua startup a atrair e reter talentos, confira!

#1 Desenvolva um processo de recrutamento moderno, funcional e lúdico

Você deve estar trabalhando para atrair o talento desde o primeiro contato, o momento em que o candidato começa a participar da seleção. Os profissionais diferenciados não se sentem atraídos por processos tradicionais, com perguntas já ensaiadas e testes que não refletem seu potencial.

Ao invés disso, ofereça um “gostinho” do tipo de desafio que sua empresa dedica-se a solucionar, apresentando situações reais aos candidatos e estimulando-os a tomar decisões que ajudem na resolução desses processos. Com este tipo de dinâmica é possível observar melhor o perfil do seu candidato e as suas habilidades.

Seja transparente durante a entrevista e não passe informações exageradas para que o candidato não nutra expectativas irreais. Esclareça os detalhes do cargo, explore responsabilidades, habilidades e valores pessoais esperados para que os possíveis contratados filtrem e entendam rapidamente se enquadram-se no perfil da vaga. Crie um processo de seleção que seja dinâmico, lúdico e funcional, tanto para o recrutador quanto para o candidato!

#2 Invista no processo de onboarding

A correlação entre este processo e o engajamento dos colaboradores com a empresa é significativa: 75% dos colaboradores satisfeitos são leais à empresa. Este cuidado na recepção e integração dos novos funcionários é uma demonstração de cuidado e interesse que impacta na satisfação deles com a organização, aumenta sua eficiência e reduz tempo e custo de adaptação.

Promova ações em que os colaboradores com mais tempo de casa possam compartilhar suas experiências e colaborar com dicas para quem está chegando. Deixe claro o que você espera, garanta que os colaboradores entendam o que sua empresa efetivamente faz para que suas iniciativas e seus projetos estejam alinhados com o futuro da startup. Essa prática ajudará a manter os novos funcionários engajados desde seu primeiro dia e, ainda, a trabalhar a satisfação dos antigos colaboradores, que serão destacados para essa missão tão importante.

#3 Conecte-se à pessoa e não ao funcionário

Uma das grandes vantagens das pequenas empresas é que a distância entre a equipe e os diretores é pequena, o que facilita a interação. Conheça quem trabalha com você, o profissional precisa perceber que é importante e que faz parte do seu negócio.

Pessoas têm necessidade de reconhecimento, é preciso elogiar, fazer com que sintam-se verdadeiramente recompensadas pelo seu trabalho e indicar como podem crescer profissionalmente, essas atitudes melhoram a autoestima e a motivação, favorecendo a retenção de talentos.

#4 Garanta um ambiente atrativo e crie um bom fluxo comunicacional

Para reter os talentos de sua startup é preciso estimulá-los. Estabeleça metas para manter sua equipe produtiva, utilize murais e outros canais de comunicação interna para unificar e criar um fluxo informacional, divulgue claramente datas, festas, reuniões, metas, resultados de mercado.

Utilize canais online e offline, mas não se esqueça que a comunicação face a face é fundamental para criar empatia e relacionamentos melhores com os talentos de sua empresa.Quanto mais se sentirem informados, menos espaço para boatos organizacionais, incertezas e insatisfações haverá, o que ajuda muito na hora de reter seus talentos.

Os profissionais valorizam aspectos relacionados à experiência do trabalho, como realização e prazer; quando estimuladas, as pessoas produzem mais e tornam-se mais criativas e felizes. Assim, ofereça um ambiente acolhedor, dinâmico e estimulante a seus talentos! Espaços para desopilar, para criar, para se relacionar, tudo favorece um melhor desempenho e engajamento dos colaboradores.

#5 Ofereça benefícios

Os benefícios não são apenas aqueles de grande porte que necessitam de altos investimentos; as pequenas atitudes do dia a dia também são vistas de forma positiva pelos colaboradores.

Por exemplo, promover um café da manhã para comemorar uma conquista ou sorteie um par de ingressos de cinema ou teatro entre a equipe. Se possível, firme parceria com alguma universidade e estimule seus funcionários nos estudos ou ofereça intervalos de alongamento ou exercícios de ginástica laboral durante o expediente, ou ofereça a possibilidade de os colaboradores atuarem em horário flexível, desde que cumpram suas tarefas. Avalie que tipo de benefícios exclusivos e atrativos você pode utilizar em sua startup para chamar a atenção de talentos e mantê-los a seu lado.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que as startups consigam contratar e reter um grupo de colaboradores talentoso e envolvido. As startups não competem apenas para conquistar mercado e clientes, mas também para atrair e manter seus talentos.

Como é o processo de atração e retenção de talentos em sua startup? Você já aplica alguma das dicas que apresentamos ou tem outra adicional para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários! 

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy