Avaliação de desempenho e performance: por que usar?

Reading time: 4 minutes

A avaliação de desempenho é uma importante estratégia da Gestão de Pessoas que tem como objetivo mensurar e analisar o desempenho individual e coletivo em um período de tempo determinado. Por meio dessa ferramenta, é possível verificar se há um alinhamento entre a postura do avaliado com a cultura e os objetivos da startup.

No post de hoje, falaremos sobre porque utilizar avaliação de desempenho e performance. Confira!

Avaliação de desempenho

Qual é o objetivo de realizar a avaliação de desempenho e performance dos colaboradores?

A avaliação de desempenho é essencial, visto que todas as startups possuem equipes que trabalham para o alcance de resultados. E realizar o acompanhamento dessas atividades é indispensável para poder mensurar as práticas que trazem retorno positivo e qual é o tempo necessário para tal, além dos pontos que precisam de atenção e otimização para que atendam às expectativas e tornem a startup mais rentável.

Para os colaboradores é importante contar com uma maneira efetiva de mensurar o seu trabalho, inclusive na hora de receber reconhecimento, tanto por meio de feedback quanto de promoções. A avaliação permite que eles saibam o que a startup espera deles e quais pontos eles precisam desenvolver para se destacarem.

Já para as startups, a avaliação de desempenho e performance permite trabalhar com talentos que realmente fazem a diferença e que trazem retorno sobre investimento. As startups também ganham visibilidade, através do Employer Branding e podem evitar demissões por intermédio do alinhamento de objetivos.

Avaliações de Tomada de Decisão e de Crescimento e Desenvolvimento

A avaliação de tomada de decisão é utilizada para que a startup saiba quem deve priorizar através de pagamento de bônus, promoções ou treinamentos.

Já a avaliação de crescimento e desenvolvimento é direcionada aos colaboradores para que eles recebam elementos construtivos como feedback que possibilitem o seu desenvolvimento e planejamento de carreira dentro da startup.

Como a avaliação de desempenho ajuda a entender o perfil dos colaboradores e a aumentar o engajamento

A avaliação de desempenho permite entender o perfil dos colaboradores e as suas aspirações e elevar o índice de engajamento, pois possibilita que todos sejam ouvidos e sintam-se valorizados e respeitados.

Por meio da avaliação, os colaboradores irão se tornar mais produtivos, já que estarão mais motivados por terem metas definidas e conhecerem seus objetivos dentro da organização.

Benefícios e bônus que podem ser usados para premiar os colaboradores

Existem diversas maneiras de premiar e investir no desenvolvimento dos colaboradores que oferecem altos índices de performance e se destacam; afinal, valorizar talentos é uma das formas de retê-los.

Os benefícios e bônus que podem ser usados para premiar os colaborados variam de acordo com os recursos e as estratégias da cada startup.

Os bônus financeiros – aumento salarial ou de benefícios e até mesmo participação nos lucros, são bastante apreciados pelos colaboradores.

Mas, os profissionais também apresentam um alto nível de motivação relacionado com as oportunidades de realização e participação ativa dentro da tomada de decisões e estratégias da startup, como envolvimento em projetos que fazem a diferença e reconhecimento pelos resultados.

Formas de implementar

A avaliação de desempenho e performance deve ser realizada diariamente, através do acompanhamento do progresso e limitações do grupo e por meio do feedback instantâneo. Além da observação do relacionamento com a equipe, comprometimento e postura.

Existem diversos modelos de formulários que podem ser utilizados como referência. As startutps devem implementar uma avaliação de desempenho através de reuniões – que podem ser realizadas sempre que forem necessárias, ou com uma periodicidade estabelecida, como uma vez por mês, por exemplo – para analisar a evolução dos funcionários e orientá-los na busca de aprimoramentos que levarão ao crescimento profissional e sucesso da organização.

Com um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o planejamento é sinônimo para o sucesso. E avaliar o desempenho e a performance das equipes das startups é uma das estratégias que podem colaborar para esse objetivo.

E na sua startup, já é realizada a avaliação de desempenho e performance? Compartilhe sua experiência nos comentários e continue acompanhando o nosso blog!

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy