5 Ferramentas que podem te ajudar a encontrar e avaliar talentos para contratação

Reading time: 4 minutes

 

Nos últimos anos, as empresas que possuem maneiras inovadoras de trabalho ganharam maior visibilidade no mercado e se tornaram um atrativo para os profissionais. Mas a contratação de talentos e as ferramentas de contratação ainda são motivos de dor de cabeça para os empresários e para o RH.

Encontrar pessoas para trabalhar em empresas que tem um mindset voltado para o mercado digital nem sempre é tarefa fácil, avaliá-las para saber se elas têm, de fato, o perfil da vaga também não.

A contratação de talentos possui influência direta nos resultados da empresa. Por esse motivo, é preciso alinhar o perfil dos candidatos com a cultura da empresa e selecionar aqueles que apresentam as competências necessárias para desempenhar a função conforme as metas organizacionais.

Uma falha cometida pelos gestores é acreditar que apenas avaliando o currículo serão capazes de diagnosticar essas competências. Para encontrar e avaliar talentos é preciso ir muito além do papel e considerar competências e comportamentos.

Sabemos que o mundo mudou muito nos últimos anos. Seria no mínimo estranho mantermos os mesmos comportamentos e ferramentas para contratação, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos o post de hoje com 5 ferramentas que podem ajudar você a encontrar e avaliar talentos para contratação. Confira!

#1. Gama Experience

O Gama Experience é uma boa ferramenta para contratação de jovens profissionais. Ele consiste em um treinamento que oferece total imersão de profissionais no mercado de startups.

Além de assistirem a palestras com grandes profissionais, os alunos participam de aulas teóricas e práticas que contemplam conteúdos e cases de empresas de sucesso, desafiando suas habilidades e o seu poder de entrega.

Ao final do programa, é realizada uma feira com startups para que elas realizem entrevistas e façam a contratação de talentos. De cada 10 alunos participantes, 7 são empregados.

#2. Redes sociais

Uma das ferramentas que podem ser utilizadas não apenas para encontrar, mas para a avaliação e contratação de talentos é a análise das redes sociais. Nesse meio digital, é possível conhecer pontos negativos e positivos relacionados à interação dos candidatos.

As redes sociais revolucionaram a maneira como todos interagem com o mundo. Nesse espaço, todos se sentem confortáveis para expor o seu real estado de espírito, suas preferências e para compartilhar frustrações e felicidades. Ao avaliar o perfil de um candidato, é possível conhecer diversos traços de personalidade e avaliar o fit candidato-empresa.

Uma boa pesquisa virtual pode ser o início de um processo de seleção que economizará muito tempo e descartará candidatos que não possuem o mindset desejado.

#3. Entrevistas online

Essa é uma ferramenta de contratação de talentos mais acessíveis e que dão um ar mais moderno aos processos de seleção.

Após fazer as primeiras análises do candidato é interessante submetê-lo a uma entrevista online, reduzindo os custos para ambas as partes e, além disso, quebrando aquela tensão inicial que uma entrevista presencial oferece.

Outro fator que pode ajudar na hora da contratação de talentos é a gravação de trechos. Assim, você pode fazer uma nova análise da entrevista em outro momento ou exibi-la para outros gestores.

#4. Entrevista de seleção

Sim, essa continua sendo uma boa ferramenta para a contratação de talentos! Afinal, durante a entrevista, você poderá olhar nos olhos do seu candidato, identificar características, como boa comunicação, segurança ou arrogância e timidez e fazer perguntas para conhecê-lo melhor e avaliar se ele combina com a cultura organizacional do seu negócio.

#5. Testes, jogos e simulações

Para contratar talentos criativos, ágeis, determinados e inovadores, as empresas podem se aventurar pelos jogos e simulações que testarão os candidatos e farão as suas competências técnicas e comportamentais mais escondidas aparecerem!

Com os testes, as empresa podem avaliar quem consegue reverter a seu favor a pressão de cada tarefa e obter os melhores resultados, sendo essas habilidades necessárias para o dia a dia das equipes de alta performance.

Existem diversas propostas, como os Business Games, que simulam o ambiente empresarial e propõem aos candidatos a resolução de problemas, o Work Sample, que consiste em uma amostra das atividades que serão desempenhadas no dia a dia dos candidatos e os Escape Games que são experiências baseadas em desafios que fazem os candidatos agirem enquanto são monitorados e têm o seus comportamentos e perfis analisados em situações de pressão.

Na hora da contratação de talentos, a experiência profissional e a formação contam pontos. Mas as habilidades comportamentais que determinarão como eles irão se posicionar em diferentes situações e se terão jogo de cintura para acompanhar o ritmo da startup, precisam ser avaliadas visando o fit candidato-empresa.

E na sua empresa, quais são as ferramentas utilizadas na contratação de talentos? Você tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

 

About Jessica Martins

Jessica Martins é Psicóloga, possui background de 10 anos em RH e atualmente é responsável pela Unidade de Negócios de Gama Academy em Belo Horizonte.