1º Pesquisa de Cargos e Salários de Desenvolvedores em Startups

Reading time: 2 minutes

Antes de contratar um profissional de desenvolvimento, é essencial saber qual a média de salários dessa área no mercado. Como o mercado de startups brasileiro é relativamente novo, é um pouco difícil obter esse tipo de informação. Por isso a Gama Academy, em parceria com a GeekHunter, realizou a 1º Pesquisa de Cargos e Salários de Desenvolvedores em Startups brasileiras!

Essa pesquisa tem o intuito de fornecer informações para profissionais de RH e CEOs de startups que encontram uma grande dificuldade em definir os salários dos seus colaboradores de desenvolvimento e também para ajudar a reter esses profissionais, equiparando seus salários com o mercado.

Como a pesquisa foi realizada?

Entrevistamos diversas startups nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil que apresentam mais de 850 profissionais de TI de diversas áreas e senioridades, durante os meses de setembro a novembro de 2016.

Com os dados em mãos, dividimos as médias salariais de acordo com as stacks, senioridades, segmento das startups e localização geográfica.

Localização geográfica e tamanho das startups

A maioria das startups pesquisadas concentram-se em Santa Catarina e São Paulo, seguidas de Minas Gerais e dos demais estados. Dessas, 39% possuem até 10 colaboradores.

localização geográfica das startups pesquisadas*Devido à amostra pouco significativa dos outros estados, estes estão juntos e classificados como “Demais estados”

Quantidade-de-colaboradores-das-startups-pesquisadas

Foco de atuação dos profissionais

Dentre as várias áreas de TI, a maior parte dos profissionais pesquisados (29%) é Full-stack, em seguida vêm os profissionais de Back-end (28%).

Foco de atuação de desenvolvedores nas startups brasileiras

Média de salários por estado de acordo com a senioridade

Segundo a pesquisa, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, possuem os salários mais altos em todas as senioridades.

Média salarial de desenvolvedores nas startups brasileiras*A amostra de profissionais Junior para o estado do Rio de Janeiro não foi significante

Benefícios mais comuns em startups

Horário flexível e No dress code são os principais benefícios oferecidos aos desenvolvedores nas startups brasileiras. Isso reflete o mindset e cultura dessas empresas.

Benefícios mais comuns em startups

A 1º Pesquisa de Cargos e Salários de Desenvolvedores em startups ainda contempla o ano de fundação das startups participantes, os segmentos de atuação, o grau de senioridade, a média nacional de salários por foco de atuação, média nacional de salários de acordo com o segmento da startup, a presença de mulheres nos times de tecnologia, os benefícios mais comuns e as remunerações variáveis.

Faça o download gratuito de todos esses dados!
BAIXAR PLANILHA

Sua startup possui médias semelhantes da pesquisa? Você fornece benefícios que não foram mensurados nesse post? Deixe sua resposta nos comentários!

About Guilherme Junqueira

Empreendedor, Educador e Recrutador.
CEO da Gama Academy

  • Bruna M. Tavares

    Não consigo acessar a pesquisa completa, o botão não aparece, ficou como um link quebrado 🙁